Como se realiza a ventilação mecânica?

Meu nome é Dani e antes de ler esse texto, entre no nosso grupo de Whatsapp.

Resultado de imagem para ventilação mecânica

A Ventilação Mecânica Invasiva (VMI) é o princípio fundamental da reanimação cardiopulmonar, da terapia intensiva e da anestesia. Ela surgiu, como tudo em medicina, da necessidade de manter a vida.

A ventilação mecânica invasiva oferece suporte para pacientes com Insuficiência Respiratória Aguda (IRA), tendo como objetivo:

Manter a função respiratória até seu ponto de recuperação;
Aliviar o trabalho da musculatura respiratória evitando a fadiga;
Diminuir o consumo de oxigênio e com isso reduzir o desconforto respiratório permitindo a aplicação de terapêuticas específicas.

Por que a ventilação mecânica é necessária?

A função de seus pulmões é aspirar e distribuir o oxigênio que suas células precisam para sobreviver, e exalar o dióxido de carbono que seu corpo precisa eliminar.
Quando o ato de respirar é difícil ou não é eficaz para realizar essas funções como deveria, a ventilação mecânica pode ser prescrita.

Como se realiza a ventilação mecânica?

A respiração mecânica é uma maneira de ajudar ou substituir por meio de aparelhos a respiração normal. É chamada "invasiva" quando qualquer instrumento penetra o corpo, através da boca (como um tubo endotraqueal, por exemplo) ou da pele (como um tubo de traqueostomia, por exemplo). Há dois modos de ventilação mecânica: positiva, em que o ar (ou uma mistura gasosa) é insuflada no interior da traqueia, e negativa, instituída por meio da criação de uma pressão subatmosférica ao redor do tórax e/ou do abdome do paciente, que aspira o ar para dentro dos pulmões.

A ventilação mecânica se faz através da utilização de aparelhos que, intermitentemente, insuflam as vias respiratórias com volumes de ar. É preciso certos cuidados para fixar as vias aéreas durante a ventilação mecânica, a fim de que o ar se dirija para a traqueia e não passe para o esôfago e o estômago. Para isso, normalmente, um tubo é introduzido na traqueia e é conectado a um aparelho que insufla ou suga o ar do interior dos pulmões. Esse tubo pode ser inserido através da boca ou do nariz ou de uma traqueostomia, abertura da traqueia feita através de uma incisão no pescoço. Em algumas outras circunstâncias e em casos mais simples, uma máscara respiratória laríngea pode ser empregada.

A entrada de gás para dentro dos pulmões ocorre devido à geração de um gradiente de pressão entre as vias aéreas e os alvéolos e que pode ser conseguido por um equipamento que diminua a pressão alveolar (ventilação por pressão negativa) ou que aumente a pressão da via aérea proximal (ventilação por pressão positiva).

Em muitas situações patológicas o organismo pode se tornar incapaz de manter o ciclo respiratório normal. Nesses casos, a ventilação mecânica (ventilação assistida ou ventilação artificial) é o suporte oferecido ao paciente por meio de um aparelho mecânico, o ventilador, que auxilia ou permite as trocas gasosas normalmente feitas pela respiração espontânea.

Ganhe 8 ebooks sobre Ventilação Mecânica gratuitos!

Dicas de cursos de Ventilação Mecânica: 
Saiba mais informações sobre os cursos de Ventilação Mecânica pelo Whatsapp


Ebooks gratuitos de Fisioterapia clicando aqui . Informações sobre Cursos de Ventilação Mecânica clicando aqui

Poste um Comentário

Tecnologia do Blogger.