Circuitos da Ventilação Mecânica

Meu nome é Dani e antes de ler esse texto, entre no nosso grupo de Whatsapp.

Resultado de imagem para ventilação mecânica

A ventilação mecânica ou suporte ventilatório, consiste em um método de suporte para pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada.

O circuito de ventilação mecânica é uma tubulação que fica conectada ao aparelho de suporte ventilatório, para levar ar aos pacientes incapazes de realizar uma respiração independente e natural.

Um acessório também conhecido como circuito respiratório, os circuitos de ventilação mecânica se dividem entre circuitos de ventilação invasiva e circuitos de ventilação não invasiva. Confira a seguir mais detalhes sobre esses acessórios!

CIRCUITO PARA VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA
Nos procedimentos realizados em clínicas e hospitais, o circuito de ventilação não invasiva pode receber outros nomes, como circuito passivo, circuito de ramo simples ou apenas circuito simples. Mas a finalidade é a mesma, entregar o fluxo de ar aos pacientes que precisam de suporte ventilatório apenas na inspiração, pois a exalação é feita naturalmente pelo paciente.

O circuito de ventilação não invasiva consiste em uma única tubulação com diâmetro de 22mm e aproximadamente 1,80m de comprimento. Em alguns modelos de circuito para ventilação não invasiva, pode conter um frasco de drenagem para evitar o acúmulo de umidade no interior da tubulação, decorrente do uso do umidificador de ar no ventilador mecânico.

CIRCUITO PARA VENTILAÇÃO INVASIVA
Os circuitos de ventilação invasiva, comumente são chamados de circuito ativo ou circuito de ramo duplo. Isso porque especificamente, este circuito contém duas tubulações, sendo um para administrar o fluxo de ar da inspiração e outro para administrar o fluxo de ar da expiração.

Seu funcionamento é destinado ao uso em pacientes entubados ou com traqueostomia, cujo todo o ciclo respiratório é desenvolvido pelo aparelho de ventilação mecânica, a fim de manter a estabilidade da oxigenação do paciente, e a vitalidade do organismo.

Alguns modelos de ventilação mecânica, contém encaixes específicos, por isso, é preciso ficar atento quanto a compatibilidade da tubulação com o tipo de circuito para ventilação invasiva.

O QUE COMPÕE UM CIRCUITO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA?
O circuito respiratório se diferencia por sua estrutura, porém, os equipamentos básicos que o compõe são os são: traqueia de silicone, dreno para circuito, conector reto, conector Y para o circuito escolhido.

Ao escolher um circuito respiratório é necessário conferir a compatibilidade com o ventilador, uma vez que os encaixes podem ser diferentes em cada modelo ou marca de aparelho de ventilação mecânica.

ADAPTAÇÕES DE CIRCUITOS DE VENTILAÇÃO MECÂNICA
Ao adaptar o circuito no paciente e no ventilador mecânico, o profissional deve atualizar os parâmetros de acordo com o diâmetro do circuito adquirido. Pois, o ventilador ajusta a quantidade de fluxo de acordo com o tipo e o diâmetro do circuito.

Nos casos em que seja necessário formar um circuito de ramo simples em duplo, deve-se adquirir mais duas unidades do circuito de ramo simples e incluir um conector Jackson.

MODOS DE USO
No modo de ventilação não invasiva (VNI) a administração é feita através de uma máscara, sendo normalmente do tipo máscara facial. A VNI utiliza pressão inspiratória para ventilar o paciente (pressão inspiratória positiva – IPAP) ou pressão de suporte (PSV) e uma pressão positiva expiratória (EPAP) ou pressão expiratória positiva (EPAP), que é necessária para manter as vias aéreas e os alvéolos abertos para melhor oxigenação.

Um conector com orifício no final do circuito é necessário para reduzir a reinalação de gás carbônico (CO2) durante a inspiração. Desta forma, através do orifício há um vazamento continuo de ar, eliminando o CO2 exalado pelo paciente.

Nas duas situações a ventilação superficial ocorre pela aplicação de pressão positiva nas vias aéreas. A diferença entre a ventilação não invasiva e a ventilação mecânica invasiva se dá pela forma de liberação da pressão: na ventilação invasiva é introduzido uma prótese na via aérea, podendo ser um tubo oro ou nasotraqueal ou uma cânula de traqueostomia.

O acesso direto das vias aéreas é feito como um procedimento cirúrgico, em que o paciente é medicado e anestesiado para amenizar dores ou incômodos. Para pacientes traqueostomizados, é indicado o uso de umidificação na traqueia durante a ventilação mecânica. Nesse caso, é importante que o profissional da saúde opte por uma máscara de traqueostomia. A mesma possui tira de borracha para fácil colocação e um conector com rotação de 360°.

RECOMENDAÇÕES
A ventilação mecânica substitui parcial ou totalmente a respiração espontânea, e é indicada para pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada. Através da ventilação mecânica é possível obter melhores trocas gasosas e reduzir o esforço respiratório.


Ganhe 8 ebooks sobre Ventilação Mecânica gratuitos!

Dicas de cursos de Ventilação Mecânica: 

Saiba mais informações sobre os cursos de Ventilação Mecânica pelo Whatsapp

Ebooks gratuitos de Fisioterapia clicando aqui . Informações sobre Cursos de Ventilação Mecânica clicando aqui

Poste um Comentário

Tecnologia do Blogger.